segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Voleibol...







Voleibol




O Voleibol foi inventado pelo professor de Educação Física Willian Morgan e tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.
Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de voleibol, que acabou se tornando oficial.
Voleibol é um desporto praticado numa quadra dividida em dois por uma rede, por duas equipes de seis jogadores cada. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo.
Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada. As equipes são divididas por uma rede que fica no centro da quadra. É necessário uma bola. O jogo começa com um dos times que devem "sacar". Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola caia no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes só era válido usar membros da cintura para cima, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é ponto do time adversário. Outra regra importante é que durante o jogo os jogadores não podem encostar na fita branca acima da rede. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola.
O Voleibol é um esporte de gestos motores complexos e por isso muitas vezes acaba não sendo praticado nas escolas. Um outro fator que atrapalha a sua prática é a falta de materiais e estruturas adequadas para que sua prática seja realizada de forma eficaz. É uma modalidade esportiva completa, envolvendo tanto membros superiores quanto membros inferiores.
É uma esporte de grande importância e a mídia é algo que o divulga muito, através de competições internacionais e também nacionais, começou a ser mais divulgado após as grandes conquistas das Seleções Brasileiras
.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios